A Usaflex, uma das principais indústrias de calçados conforto e moda do Brasil, tem ampliado sua participação no mercado internacional, crescendo organicamente, através de lojas licenciadas.
Esta estratégia teve início em 2016, quando recebeu investimentos, implantou ferramentas de governança corporativa e fortaleceu sua área internacional, criando o departamento de exportação.
Mesmo nestes tempos de distanciamento social, causado pelo coronavírus, a Usaflex utiliza as redes sociais para, junto com seus parceiros no mercado internacional, manter sua marca na mente do consumidor.
Por conta de um planejamento estratégico, a USAFLEX definiu alguns mercados prioritários, localizados na América Latina e Oriente Médio, onde cerca de 30% dos operadores de lojas licenciadas já utilizam o canal digital, seja através de mídias sociais ou de e-commerce, para promoção e venda dos seus produtos, conforme conta Jefferson R. Berz, gerente de exportação da empresa.
Jefferson destaca também que o marketing digital está gradualmente se tornando relevante para o incremento das exportações, mas a venda em loja física ainda é majoritária. Nestes mercados prioritários, o investimento em mídia digital é feito em conjunto, entre a Usaflex e o importador, ou individualmente, e pode variar de país para país, dependendo do potencial de crescimento de cada mercado. Este monitoramento é feito dentro da empresa, que também projeta, passada esta crise, potencializar suas exportações, com apoio do marketing digital.