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Queremos que empresas brasileiras tenham o mesmo sucesso que muitas empresas estrangeiras têm aqui; queremos que marcas e produtos brasileiros sejam desejados, valorizados e comprados pelo mundo afora. Para isso trabalhamos.

Com este objetivo, queremos falar de incentivo às exportações, disponíveis às pequenas e médias empresas brasileiras. Destacamos em especial, o papel da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, criada em 2003 (amparada pela Lei nº 10.668) e vinculada atualmente ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). Desde sua criação, muitos foram os governos, mas a agência segue firme em seu propósito de promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos de nossa economia.

A Apex-Brasil realiza inúmeras ações de promoção comercial, como missões/viagens de prospecção, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, organização de visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para que conheçam de perto nossa estrutura produtiva e possam falar, no exterior, sobre a marca Brasil.

Mas como as empresas brasileiras podem fazer parte destas ações?

Hoje, destacaremos os Projetos Setoriais, desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria com as associações empresariais que representam os setores produtivos como por exemplo: a Associação Brasileira da Indústria de Calçados – Abicalçados, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos – Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes – Abiec, etc. Em relatório publicado pela Apex, no ano de 2018, foram apoiadas 5.925 empresas em 57 projetos, sendo 46 de exportação de produtos e 11 de exportação de serviços. As exportações das empresas apoiadas no âmbito desses projetos alcançaram o montante de US$ 29,59 bi.

Os projetos setoriais trabalham para facilitar o acesso das empresas brasileiras aos principais mercados internacionais, através da organização e gestão das ações de promoção, da produção e compartilhamento de conhecimentos de mercado e trocas de experiências.

As empresas brasileiras podem participar destes projetos setoriais, buscando a associação empresarial que melhor representa seu segmento de atuação: Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Casa e construção, Economia criativa, Máquinas e equipamentos, Moda, Tecnologia e Saúde.

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