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O Instagram se consolidou como a plataforma mais forte quando se fala em engajamento devido à sua alta taxa de interação. Indo além das métricas de vaidade (número de curtidas e seguidores), o engajamento é um excelente indicador do potencial de uma marca ou influenciador.

Quanto maior a taxa de engajamento, maior a influência do perfil sobre os seus seguidores. Essa métrica é importante para ter certeza que estamos mapeando um usuário que de fato possui influência sobre seu público e evitar os influenciadores/marcas que compram seguidores, por exemplo.

Não existe um consenso na área do marketing sobre essa fórmula, pois à medida que a mídia social evolui, o cálculo também se transforma. De maneira funcional, pode-se calcular a taxa média de engajamento de um influenciador através de:

O que são interações no Instagram? 

No feed, soma-se: curtidas + comentários + salvos.

No caso de haver acesso aos resultados dos stories da conta, contabiliza-se:

visualizações + respostas via direct message.

Divide-se essa soma pelo número de seguidores da conta, multiplicando por 100 para obter o percentual. Em seguida, esse número deve ser dividido pelo número de dias do período selecionado.

Na prática, se você optou por analisar os dez últimos posts da conta, você deve observar quantos dias se passaram desde o dia do post mais antigo (décimo) até o post mais recente (primeiro).

A taxa média de engajamento varia conforme o setor, a localização, o tipo de conteúdo analisado, o número de usuários do Instagram e a distribuição entre conteúdo orgânico e anúncios. O site Jumper aponta, em 2019, uma taxa média de engajamento de 1,2%, considerando as contas dos Estados Unidos e Canadá. Embora essa taxa tenha sido 50% maior em 2016, ainda é muito maior do que as taxas do Facebook (0,16%) e do Twitter (0,046%). Significa que os usuários do Instagram continuam interagindo muito mais por esse canal, além de ser o canal mais forte para ações de marketing de influência.

Ficou com alguma dúvida na hora de escolher um influenciador/marca para sua campanha de marketing de influência? Confira o artigo Entenda qual é o papel do influencer em campanhas de marketing digital

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