Imagine que você está no supermercado e que precisa comprar uma bebida para uma festa com amigos. Quando se deslocou até o supermercado você deve ter refletido sobre: quais as bebidas que os seus amigos mais consomem? Quais as bebidas que você prefere beber naquele dia e com aquelas pessoas?
A partir dessas breves reflexões, algumas marcas devem ter vindo a sua mente motivadas por contatos que você já teve com as marcas anteriormente, sejam elas por experiência ou por propagandas.
Diante desse cenário, surge uma questão importante: Como funciona o comportamento do consumidor e sua relação com o branding?
Para o marketing, entender o comportamento do consumidor é essencial. Saber porque os consumidores compram, o que compram, por que eles respondem de determinada forma aos estímulos que são utilizados na comunicação, apresentação e relação com os produtos possibilitará às empresas planejar melhor as suas ações e, por consequência, aumentar a rentabilidade e presença na mente dos consumidores (SHETH, MITTAL;NEWMAN, 2001).
O Processo de Compra
A partir do entendimento de que compreender o comportamento humano não é algo simples e nem uma ciência exata, os profissionais de marketing devem estar atentos às mudanças que ocorrem na sociedade e na economia.
Por isso, quando falamos de branding estamos tratando de elementos relativos à marca que podemos facilmente associar com a necessidade de conhecer o consumidor. Vamos analisar três desses elementos ou dimensões de atuação:
- Consciência de marca: o quanto os consumidores estão conscientes da existência da marca? Ela é lembrada pelo público-alvo quando o produto/serviço é citado por alguém?
- Associação de marca: quais atributos que o consumidor associa a sua marca? Alguns exemplos: design (Apple), variedade de produtos (Amazon), sustentabilidade (Natura), qualidade (Mercedes), presença global (VISA), símbolos (os arcos e vermelha e amarela do McDonald´s).
- Lealdade a marca: aqui está um dos elementos mais desejados de qualquer marca e que expressa o seu valor para o consumidor. Para alcançar esse patamar a marca já conquistou os anteriores, ou seja, é a primeira lembrada pelo consumidor no momento da escolha ou indicação de um produto ou serviço (consciência de marca), associa a marca atributos que lhe são relevantes em termos de benefícios tangíveis e intangíveis (associação de marca) , a ponto de se tornar seu defensor, que é o que alcançamos com o desenvolvimento de uma relação de lealmente com o consumidor.
Cabe refletir sobre o quanto conhecemos os consumidores. Estamos acompanhando as suas reações à exposição da marca, a troca de elementos visuais e a vinculação da nossa marca a determinadas pessoas e ambientes?
Perceberam como é rica e muito instigante pensar a relação entre o comportamento dos consumidores e as estratégias que podemos utilizar de branding?
Nós da Capelli Consultoria estamos aqui para auxiliá-los a compreender o seu consumidor, a entender quem é o seu público-alvo e como melhor se comunicar para desenvolver relações positivas e gerar experiências que façam a diferença!
Nos próximos artigos falaremos sobre a importância de definir a persona para o seu negócio e o olhar para a experiência do consumidor.
Referências
SHETH, J.N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B.I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento de do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.