Relacionamento

Da forma mais direta possível, reuni tudo o que você precisa saber sobre a relação de influencers e marketing de influência nas redes sociais. Apresentamos um método de interação com influenciadores e explicamos qual é o perfil ideal para a sua campanha atingir o público ideal.

Tipos de influenciadores

              É possível classificar os influenciadores pelo tipo de influência que eles exercem sobre o seu público. Existem perfis com alto nível de engajamento, mas pouco alcance em número de pessoas; assim como existem perfis com um número de seguidores exorbitante, mas que não interagem diretamente com o público.

              Em uma ação de marketing de influência, é necessário ter a fase do funil de vendas em mente para definir com qual tipo de influenciador trabalhar. É recomendado tipos de influência diferentes dependendo do objetivo de cada campanha, nem sempre uma maior quantidade de seguidores é o ideal para a sua campanha. É necessário ver além disso.

Celebridades

Pessoas famosas garantem que sua mensagem será entregue a muitos seguidores. É ideal trabalhar com usuários populares quando o objetivo da campanha for gerar brand awareness, ou seja, fazer o público tomar consciência da sua marca, produto ou solução.

Estratégias de topo de funil, onde a máxima é alcançar o maior número de pessoas possível, funcionam bem para lançamentos de novos produtos ou quando a marca é pouco conhecida. Trabalhar com celebridades exige um orçamento maior. Esses profissionais podem ser representados por uma agência ou assessoria e é comum possuírem um mídia kit com tempo limitado de exposição da marca.

Especialistas

Os especialistas são aqueles que detêm autoridade sobre o seu setor, sobre um assunto que envolve seu segmento de atuação. Possuem um público de nicho e isso pode ser expressivo em números: o Hootsuite indica uma média de 25 mil a 250 mil seguidores.

Como esses influenciadores produzem conteúdo direcionado para assuntos específicos, é interessante lançar ações de cocriação ou solicitar testes de serviço. O trabalho com esse tipo de influenciador é interessante quando a campanha envolve a divulgação de um produto ou serviço de nicho.

Microinfluenciadores

Apesar de terem o menor número de seguidores, entre 3 mil e 100 mil, os microinfluenciadores apresentam um público de nicho, podendo ter taxas de engajamento maiores do que as celebridades e influenciadores. São capazes de interagir de maneira mais próxima, direta e pessoal com os seguidores, sendo até mesmo percebidos como “gente como a gente” – em outras palavras, falam a mesma língua que o público.

Esse perfil atrai aqueles usuários que não gostam de publicidade, uma vez que o público confia nas recomendações dos microinfluenciadores. É uma boa aposta em campanhas de conversão direta em vendas. O custo desse tipo de influenciador varia conforme o segmento e o nível de profissionalização do mesmo.

Contato com o influenciador

Preferencialmente, entrar em contato via e-mail. Senão, enviar uma mensagem direta no Instagram. Como muitos dos influenciadores recebem um volume muito grande de propostas de parceria, é importante personalizar a mensagem para garantir que o texto não ficará padronizado e mostrar interesse no trabalho do influenciador, afinal, ele é um produtor de conteúdo e potencial embaixador da sua marca.

 

Referências

O funil de conversão e a pirâmide de influência (Interney, professor de marketing digital da ESPM)

2019 Instagram Engagement Rate Report (Jumper)

How to Work with an Instagram Influencer (Hootsuite)

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